Geomorfologia Ambiental em área urbana: estudo e análise de caso de área de saibreira na cidade de Cataguases como dispersora de sedimentos e área de risco.

Sobre a oficina:
A Geomorfologia Ambiental é uma ramificação da Geomorfologia Geral que tem com fim analisar as diversas questões ambientais que ocorrem nos espaço geográfico através das intrínsecas relações entre sociedade e meio ambiente. É uma ramo científico que visa propor projetos de prevenção e recuperação de áreas degradas, sejam elas nos espaços urbano e/ou até mesmo no rural.

A análise sobre os possíveis impactos ambientais ainda decorrentes na área de saibreira na cidade de Cataguases é uma proposta de trabalho que visa buscar acadêmicos, cientistas e profissionais da área ambiental para intervir nesta questão já que a mesma, além de ser considerada uma área dispersora de sedimentos, também apresenta possíveis riscos de ocupação e uso do solo, principalmente no que diz respeito à questão da coleta e destino do lixo em determinados pontos (fato este que também pode estar relacionado à Educação Ambiental).

Ministrante:
Antônio Luquini Neto é Mestrando em Educação pela Universidad del Salvador, Buenos Aires, Argentina; Licenciado em Geografia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases. Coordenador do curso de Geografia das Faculdades Integradas de Cataguses. Professor dos cursos superiores de Geografia das Faculdades Integradas de Cataguases e Engenharia Ambiental da UNIPAC-Leopoldina/MG. Professor de Geografia nos Ensinos Fundamental e Médio do Colégio de Aplicação – FUNCEC. Professor de Geografia no Colégio Equipe – Cataguases.

Duração da oficina: 3 horas.

Quantidade máxima de pessoas para participar da oficina: 20 alunos.

 

<< voltar para as oficinas