Oficinas

18 de outubro

Tema: Cidades: escalas da imaginação

 

Descrição da oficina:

As cidades existem concretamente em barro, madeira, pedra, concreto e aço. Mas além de sua existência material, possuem outras vidas, igualmente reais, embora só existam na imaginação de quem as vive e de quem as deseja viver. O que uma cidade é, mais aquilo que se deseja, ou se imagina, que ela é ou quer ser, a matéria que estimula a peregrinação em sua direção. O ato de transitar pelo mundo para chegar a um lugar que se imagina especial é a concretização de uma esperança da imaginação.

A oficina vai estimular um reconhecimento imaginativo da cidade em três escalas: a escala da viagem para se chegar até ela; a escala dos percursos para se recorrer entro dela; a escala dos lugares e coisas para se homenagear com ela. A imaginação das escalas da cidade será trabalhada através de imagens: coletadas e produzidas, organizadas em camadas e sequências, em diagramas e mapas, em fotos e desenhos.

 

Ministrante: Ruth Zein

Currículo:

Arquiteta, FAU-USP, 1977; Mestre e Doutora em Teoria, História e Crítica da Arquitetura, PROPAR -UFRGS, 2000/2005. Prêmio CAPES 2006 de melhor tese de doutoramento na área de Arquitetura & Urbanismo. Pós-Doutora, FAU-USP, 2008. Professora na graduação e pós graduação da FAU - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro da CICA - Comitê Internacional de Críticos de Arquitetura. Delegada brasileira Bienal Iberoamericana 2000/2008. Membro do DOCOMOMO-BR/Internacional. Membro do Comitê de Juri do Prêmio de Arquitetura LatinoAmericana Rogelio Salmona desde 2013. É autora de mais de uma centena de artigos publicados em revistas e sites brasileiros e internacionais e de vários livros, entre os quais “Brasil: Arquiteturas apos 1950” (Perspectiva, 2010) em co-autoria com Maria Alice Junqueira Bastos.

 

VOLTAR PARA OFICINAS