Apresentação

Já estamos na 3ª Edição do Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade — CATS, realizado entre 8 e 10 de outubro de 2016, na cidade mineira de Cataguases.

O evento, mais uma vez, se consolida como referencial na promoção da importância desta cidade mineira para as artes visuais e a arquitetura do Movimento Moderno, estabelecendo um polo de encontro e de discussão sobre a preservação do patrimônio edificado, conscientizando moradores e participantes acerca da importância da arquitetura construída na cidade entre as décadas de 1940 e 1960.

O CATS é um evento bianual que incentiva a permanência e preservação das expressões artísticas do Modernismo por meio de palestras, exposições e debates nos quais estão presentes profissionais, professores, estudantes, artistas, moradores e autoridades públicas.

As inscrições foram abertas no dia 12 de setembro de 2016. Tivemos 275 pessoas inscritas, vindas de 43 cidades. São estudantes, arquitetos, engenheiros, professores e outros profissionais. As cidades com o maior número de inscritos são Cataguases, Viçosa, Juiz de Fora, Ouro Preto e São João Del Rei. Mas há inscritos também do Rio de Janeiro, João Pessoa, São Paulo, Salvador, dentre outras cidades.

Tudo isso comprova a relevância da temática da cultura e do turismo. Pois eles podem e devem ser geradores de emprego, aqui e em todo mundo, permitindo a criação de amplo espectro de atividades fomentadoras de trabalho e renda em diversos setores. Encontrando, no patrimônio histórico, um de seus principais pilares de atratividade.

 

Leia o Texto Completo

 

CATS - Congresso de Arquitetura Turismo e Sustentabilidade - www.catscataguases.com.br