As viagens na formação dos arquitetos.

Sobre a oficina:
A oficina abordará o programa de viagens da Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, considerado fundamental para a formação dos futuros profissionais pela vivência real das cidades e o contato direto com obras fundamentais da arquitetura e do urbanismo do Brasil e da América Latina. O programa é composto de seis viagens: duas no primeiro ano para o Rio de Janeiro e as cidades históricas de Minas Gerais; duas no segundo ano para Brasília e para o Vale do Paraíba, incluindo as cidades de Cataguases e São José dos Campos; uma no terceiro ano para Salvador e Recife e uma no quarto ano para Buenos Aires de Montevidéu. Na oficina serão expostos os programas de viagens, as suas elaborações e os seus propósitos, bem como o material pedagógico e os produtos realizados pelos alunos. A partir da apresentação do programa, os participantes devem propor roteiros de visita para a cidade de Cataguases que serão discutidos pelo grupo ao final da oficina. 

Ministrantes:
Flávia Brito do Nascimento é arquiteta e historiadora, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela EESC-USP (2004), doutoranda na FAUUSP, professora da Escola da Cidade e arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Publicou a obra Entre a estética e o hábito: o Departamento de Habitação Popular (Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2008).

Joana Mello de Carvalho e Silva é arquiteta e urbanista, mestre em Arquitetura e Urbanismo (2005) pela EESC-USP, doutora em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo (2010) pela FAUUSP e professora da Escola da Cidade. Publicou Ricardo Severo: da arqueologia portuguesa à arquitetura brasileira (Annablume/ FAPESP, 2007).

Ricardo Quinteiro de Mattos, professor do Sistema Municipal de Ensino de Cataguases, historiador, fotógrafo e ambientalista. Pós-graduado com especialização em história moderna e contemporânea, pela UFJF. Secretário executivo da ARPA- Associação Regional de Proteção Ambiental da Zona da Mata. Publicou a obra “Uma Viagem no Tempo Pelas Terras dos Cataguases”. Atualmente é articulista do Jornal Atual.

André Godinho é aluno da escola da cidade do último período e desenvolve um trabalho sobre o patrimônio arquitetônico de Cataguases.

Duração da oficina: 4 horas.

Quantidade máxima de pessoas para participar da oficina: 25 alunos.

 

<< voltar para as oficinas