Oficinas

09 de outubro

Tema 16: Uma “Casa de Arquitetura” para Cataguases?

 

Descrição da oficina:

Cataguases e seu acervo cultural e arquitetônico modernista. A cidade e a arquitetura. Cartas Patrimoniais de Machu Picchu (1997), e de Nova Olinda (2009). Patrimônio e Tombamento. Bem e tombamento. Tipos de tombamento. Algumas referências: Cité et Museé de l`Architecture e Patrimoine (coleções, exposições, ensino, divulgação, debates); Museé Quai Brainly (coleções, mostras, debates, ações de Sustentabilidade) ; Museu da Maré (educação, memória e identidade). Por uma Casa de Arquitetura em Cataguases. Educação, memória, identidade, sustentabilidade e turismo. Possibilidades e desafios. Discussões e proposições.

 

Ministrante: Maria Lygia Alves de Niemeyer

Currículo:

Arquiteta e urbanista formada pela FAU/UFRJ, é Mestre em Conforto Ambiental pelo PROARQ/ UFRJ e Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/ UFRJ.

Realizou pesquisa de pós-doutorado sobre Conforto Acústico e Gestão de Ruído Ambiental na École Nationale Superieure d'Architecture de Toulouse. Em 2014, recebeu da Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC) Certificação em Acústica e Vibrações, na modalidade Fundamental 1.

É professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da FAU/ UFRJ e participa dos grupos de Pesquisa do CNPq Projeto, Arquitetura e Sustentabilidade (GPAS) e Gestão de Projetos em Arquitetura (GEPARQ).

Tem vasta experiência em projetos de Arquitetura onde atua, principalmente, nas áreas de Acústica e Conforto Ambiental.

É sócia e responsável técnica pelas áreas de Acústica e Conforto Ambiental da Urbanacon. A empresa, fundada em 1996, presta serviços de assessoria e gerenciamento de projetos urbanos e de consultoria nas áreas de conforto ambiental, acústica arquitetônica e ambiental e patrimônio.

 

 

VOLTAR PARA OFICINAS