Standard Post with Gallery
Standard Post with Gallery
Standard Post with Gallery

O que é o CATS?

Pela quarta vez em Cataguases o Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade – CATS, vai reunir centenas de profissionais, estudantes, pesquisadores e público em geral para debaterem sobre a preservação do patrimônio histórico. O congresso vai ocorrer entre os dias 27 e 30 de Setembro de 2018. As inscrições para apresentação de trabalhos acadêmicos estarão abertas a partir de 01 de Junho, até 10 de Agosto de 2018.

O encontro, cujo tema será "Plano Diretor: desafios para cidades de pequeno porte", constará de palestras, mesas-redondas, sessões de comunicação, oficinas de capacitação, cursos e visitas guiadas aos bens tombados.

O congresso tem por objetivo criar em Cataguases um polo de encontro e de discussão sobre a preservação do patrimônio edificado na cidade. Segundo Elisabete Kropf, empreendedora do evento, o intuito é apresentar a todos os participantes a importância da arquitetura e da arte moderna, marcos que identificam a cidade, criados entre as décadas de 1940 e 1950.

“A ideia principal do CATS é a conscientização sobre a necessidade de preservação do patrimônio histórico tombado. Fator de desenvolvimento, esse patrimônio é a base da atividade turística, pois faz parte da formação econômica e cultural da cidade, propiciando a melhoria da qualidade de vida dos moradores”. Elisabete Kropf.

O Congresso é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, estudiosos, pesquisadores e professores das diferentes áreas de conhecimento que são afins aos campos arquitetônico e turístico, enfocando em especial a categoria da sustentabilidade. Também é aberto para participação de professores e alunos dos Ensinos Fundamental e Médio e gestores municipais.

O projeto "CATS 2018" é uma realização do Ministério da Cultura. Patrocínio da Bauminas através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio da Energisa, Fundação Ormeu Junqueira Botelho e Fundação Simão José Silva.