Trabalhos Acadêmicos

Apresentação dia 29 de Setembro
Blog Single

 

O 4º Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade – CATS, objetiva estabelecer em Cataguases um pólo de encontro e de discussão sobre a preservação do patrimônio edificado, conscientizando moradores e participantes da importância da arquitetura construída na cidade entre as décadas de 1940 e 60.

O 4º CATS deverá concretizar-se por meio da realização de atividades de capacitação profissional, mesas-redondas, palestras, sessões de comunicação com apresentações orais, além de visitas guiadas aos bens tombados, que integrarão professores, alunos e profissionais convidados à população residente.

Ao abordar as diversas problemáticas que atingem direta e indiretamente a preservação patrimonial, o encontro enfocará o tema Plano Diretor: desafios para cidades de pequeno porte, tendo em vista ainda que os debates indicarão ações voltadas para o desenvolvimento econômico e turístico que evitem impactos na estrutura arquitetônica e urbanística original da cidade.

Público-alvo

O 4º Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, estudiosos, pesquisadores e professores das diferentes áreas de conhecimento que são afins aos campos arquitetônico e turístico, enfocando em especial a categoria da sustentabilidade.

 

ComiTê Científico

Artur Rodrigues
Ceça Guimaraens
Eliana Mello
Italo Stephan
Lygia Niemeyer
Marcelo Silveira 
Mariela Oliveira
Michele Pereira
Mila Andreola
Valeria Chaves
Verônica Medeiros

Clique aqui e faça o download do Edital dos Trabalhos.

Eixos Temáticos

Eixo 1:  Plano Diretor: desafio para cidades de pequeno porte.
Eixo 2:  Patrimônios, identidades e interculturalidades.
Eixo 3:  Turismo, imaginários e impacto sociocultural.
Eixo 4:  Aplicação de métodos de avaliação ergonômicos em relação ao espaço físico em bens tombados.

 

Apresentação de Trabalhos

Os trabalhos a serem apresentados no 4º CATS poderão abordar os diferentes fundamentos e tipos de projetos, além dos diversos aspectos das origens, criação, gerenciamento e promoção das ações voltadas para os fins acima especificados. Poderão ser inscritos trabalhos teórico-conceituais relacionados a edificações, a intervenções urbanísticas e paisagísticas e à preservação do patrimônio cultural.

As apresentações dos trabalhos inscritos serão realizadas no dia 29 de Setembro (sábado) às 9h, na Casa de Cultura Simão José Silva, em Cataguases.

 

Clique aqui e faça a sua Inscrição.