Patrimônios - HOTEL CATAGUASES

nelia_peixoto

Hotel Cataguases

Arquitetos: Aldary Henriques de Toledo e Gilberto Lemos
Paisagismo: Carlos Percy
Escultura: "Mulher", de Jan Zach
Rua Major Vieira, 56

O projeto do Hotel foi elaborado por Aldary Toledo e Gilberto Lemos, em 1948, com a obra concluída em 1951, tendo em sua concepção o espírito da arquitetura moderna brasileira, se mostrando um marco para a cidade e região.

Vale ressaltar o feliz entrosamento e o excelente trabalho entre arquitetura, paisagismo, design de mobiliário e artes plásticas. O edifício possui pilares circulares, grandes vãos envidraçados, livres de alvenarias, ocupando toda a largura do terreno. Possui brises horizontais de madeira nas janelas, a fim de que a visibilidade dos jardins, a partir dos quartos, seja possível sem que os hóspedes tenham sua privacidade invadida.

O paisagismo, elaborado por Carlos Perry, é o seu ponto alto. Os jardins frontais se conectam com os posteriores através do grande salão envidraçado e do restaurante. O prolongamento dos jardins dos fundos encontra um bosque de árvores centenárias que leva até a margem do rio. No jardim frontal, uma escultura de Jan Zach, artista tcheco que esteve exilado no Brasil, que também assina o mobiliário.

Há cerca de 15 anos o hotel passou por sua última reforma, onde foi acrescida uma piscina com formato que remete à escultura de Jan Zach. Também o restaurante sofreu alterações, com a colocação de um bar, banheiros e ar condicionado, todo o projeto aprovado pelo IPHAN.